Contribuintes, empregadores e órgãos públicos devem consultar a qualificação cadastral de seus funcionários para verificar a compatibilidade de informações entre os cadastros internos das empresas, o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).
O principal objetivo da qualificação cadastral é não comprometer o cadastramento inicial e novas admissões de trabalhadores no eSocial. Ele deve ser realizado individualmente por empresa,antes que o programa entre em vigor, para evitar erros.
Primeiro passo
Acesse : https://portal.esocial.gov.br
Duas opções:
Consulta ONLINE ou INDIVIDUAL
Também está disponível no site do eSocial a
consulta online individual. Devem ser informados os campos nome, data de nascimento, CPF e NIS. A consulta online pode ser feita para até 10 empregados simultaneamente.
Consulta EM LOTE
É feito através da importação de um arquivo no formato de texto dentro de um padrão pré-estabelecido gerado por um sistema de folha de pagamento ou manualmente.
- Clicar em procurar, e seleciona o arquivo;
- Clique em “Enviar” conforme imagem acima;
- Informe o código da empresa e clique em “Enviar arquivo” novamente;
- E aguarde a resposta à consulta..
Validar arquivo de retorno
O arquivo de retorno pode levar até 48 horas para ser recebido na caixa de entrada da empresa. Após o recebimento:
- Entre no menu consulta EM LOTE conforme instrução anterior;
- Selecione o arquivo e realize o download
Erros
Se for identificada alguma inconsistência, é necessário realizar a atualização dos dados cadastrais a tempo. O arquivo de resposta do eSocial indicará o que o trabalhador deve fazer ou a que órgão se dirigir para fazer as correções.
Para dúvidas em caso de erros em cadastros, consulte
exclusivamente o
suporte do eSocial.